Dicas, receitas e novidades do mundo da nutrição esportiva e clínica.
Páginas
Pesquisar este blog
Sejam bem vindos!
Livia Hasegawa
Agende sua consulta!
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Feliz Ano Novo
Carlos Drummond de Andrade
Para você ganhar belíssimo Ano Novo...
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependimento pelas besteiras consumadas nem parvamente acreditar que por decreto da esperança a partir de Janeiro as coisas mudem e seja claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem que merecê-lo, tem de fazê-lo novo.
Eu sei que não é fácil mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.
Um maravilhoso Ano Novo para você!
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Feliz Natal!!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Tomate (orgânico) faz muito bem à saúde
Mas lembre-se: os agrotóxicos presentes em grandes quantidades nos tomates são maléficos para a saúde, sendo assim é importante, sempre que possível, consumir tomates orgânicos.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Receita - Guacamole
Ingredientes:
- 1 abacate bem maduro
- 2 tomates picados
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho amassado
- suco de 3 limões
- coentro à gosto
- sal à gosto (sem exageros!!)
- pimenta à gosto
Modo de preparo:
Amasse o abacate e misture os outros ingredientes. Sirva com uma torrada integral, pão integral ou pão sírio integral assado. Bom apetite!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Gordura "ruim" pode aumentar depressão
Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21043581
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Quais as consequências de não tomar café da manhã?
Portanto meninos e meninas, tomem café da manhã!!! É uma refeição muito importante para a sua saúde e para a prevenção de doenças no futuro!!
Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20926520
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Deficiência de vitamina D: muito mais importante do que imaginamos...
Alimentos fontes de vitamina D: salmão, sardinha e gema de ovo.
fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20947319
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Açúcar pode causar efeito semelhante ao da cocaína no cérebro
O açúcar pode causar efeito no cérebro semelhante ao da cocaína, segundo estudos recentes realizados nos Estados Unidos. Atualmente, há evidências convincentes de que os alimentos ricos em gordura, açúcar e sal --como a maioria de junk food-- podem alterar a química do cérebro, da mesma forma como drogas altamente viciantes, como cocaína e heroína.
A ideia, considerada marginal há apenas cinco anos, está rapidamente se tornando uma visão comum entre pesquisadores em razão de novos estudos. Apesar disso, os mecanismos biológicos que levam ao vício em junk food ainda não foram revelados.
Alguns cientistas dizem que há dados suficientes para justificar a regulação governamental do setor de fast food e as advertências de saúde pública sobre os produtos que têm níveis perigosos de açúcar e gordura. Um advogado de campanha afirmou que pode até haver provas suficientes para organizar uma luta legal contra a indústria do fast food por vender alimentos sabidamente prejudiciais à saúde, ecoando as ações judiciais contra a indústria do tabaco nos anos 1980 e 1990.
"Temos que educar as pessoas sobre como seus cérebros são hipnotizados por gordura, açúcar e sal", disse David Kessler, ex-comissário da FDA (agência reguladora americana de alimentos e medicamentos) e agora diretor do Centro para Ciência no Interesse Público, com sede em Washington DC. Mas será que os doces podem ser tão prejudiciais quanto vício em drogas?
Antes de haver qualquer evidência científica sobre isso, foi a indústria de perda de peso que introduziu a ideia ao público. Por exemplo, no livro "Lick the Sugar Habit", publicado em 1988, a autora Nancy Appleton, autodeclarada viciada em açúcar, ofereceu uma lista de verificação para determinar se os leitores também eram viciados em açúcar. Desde então, o conceito tornou-se banal.
Em 2001, fascinado pelo fenômeno cultural emergente, os neurocientistas Nicole Avena, agora na Universidade da Flórida, em Gainesville, e Bartley Hoebel, da Universidade de Princeton, começaram a explorar a ideia de se ter uma base biológica. Eles começaram a procurar sinais de vício em animais que eram alimentados com junk food.
VÍCIO EM AÇÚCAR
O açúcar é um ingrediente chave na maioria de junk food, por isso eles ofereceram um xarope da substância a ratos, de concentração similar ao do açúcar presente em um refrigerante comum, por cerca de 12 horas por dia. Ao mesmo tempo, outros ratos eram alimentados com água e comida normal.
Depois de apenas um mês nessa dieta, os ratos desenvolveram mudanças de comportamento no cérebro, identificadas por Avena e Hoebel como idênticas às dos animais viciados em morfina. Eles ainda mostraram um comportamento ansioso quando a calda foi removida.
Os pesquisadores notaram que os cérebros dos ratos liberavam o neurotransmissor dopamina cada vez que tomavam a solução de açúcar, mesmo depois de terem bebido por semanas.
A dopamina conduz a busca do prazer --seja comida, drogas ou sexo. É um produto químico do cérebro vital para a aprendizagem, memória e tomada de decisão. "Eu esperava que ela fosse liberada quando eles comessem um alimento novo", afirma Avena, "não com o que eles já estavam habituados. Essa é uma das marcas da dependência de drogas.
A evidência encontrada foi a primeira concreta de uma base biológica para a dependência do açúcar que inspirou uma série de estudos com animais.
Os resultados estão entre as novidades mais interessantes em pesquisas de obesidade dos últimos 20 anos, de acordo com Mark Gold, autoridade internacional em estudos sobre alcoolismo e chefe do departamento de psiquiatria da Univercidade de Medicina da Flórida.
Desde o estudo de Avena e Hoebel, dezenas de outras pesquisas em animais confirmaram os resultados. Mas foram os recentes estudos em humanos os responsáveis pelas evidências em favor da rotulagem de junk food como um vício.
CÉREBRO VICIADOS
O vício é comumente descrito como um entorpecente dos circuitos de recompensa desencadeado pelo uso excessivo de alguma droga. Isto é exatamente o que acontece no cérebro de indivíduos obesos, segundo Gene-Jack Wang, presidente do departamento médico do US Department of Energy's Brookhaven National Laboratory, em Upton, Nova York. Em outro estudo publicado em 2001 no periódico "The Lancet", ele descobriu uma deficiência de dopamina no estriado do cérebro de indivíduos obesos que era praticamente idêntico ao dos dependentes de drogas.
Fonte: Folha de São Paulo
domingo, 10 de outubro de 2010
Receita: Bolo de aveia com maçã
- 2 maçãs
- 2 ovos
- 1 xícara de chá de flocos de aveia ou quinua em flocos
- 1 xícara de chá de farinha de arroz integral ou fécula de batata
- 2/3 de xícara de chá de adoçante culinário em pó
- 1/2 xícara de chá de manteiga
- 1 xícara de café de água
- 1 colher de sobremesa rasa de canela em pó
- 1 colher de chá cheia de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, com exceção de 1 maçã e 1/2 xícara de aveia. Pique a maçã reservada e misture levemente com a 1/2 xícara de aveia também reservada e os outros ingredientes batidos. Asse em forma untada em fogo baxo por cerca de 25 minutiso ou até o teste do palito.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Consumo de alimentos integrais pode reduzir a pressão arterial e ainda reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Referência: http://www.ajcn.org/cgi/content/abstract/92/4/733
terça-feira, 21 de setembro de 2010
18ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar reúne 32 mil corredores
Domingo passado, dia 19/09, ocorreu a 18a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar. Estava um dia bem friozinho, mas bom pra correr (melhor do que se estivesse calor! rss). Fui uma das 8 integrantes da equipe "Meninas do GPA Clube", ou seja, todas a mulherada que trabalha no Grupo Pão de Açúcar Clube (professoras, fisio, nutri e recepção). Segue abaixo uma matéria sobre a prova e uma foto minha, claro! rs!
No último domingo, 19 de setembro, a equipe de oito atletas do Pão de Açúcar garantiu o hexacampeonato na 18ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento.
A prova, que teve início às 7 h em frente ao Obelisco, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), contou com a participação de mais de 32 mil corredores.
Para garantir o bem-estar de todos os participantes, 11 postos de hidratação foram espalhados pelo percurso, com a distribuição de 320 mil copos de água e 36 mil isotônicos Taeq. Durante todo o período estiveram presentes 20 ambulâncias UTI Móveis, com médicos para pronto atendimento que circularam de motocicletas por todo o circuito e ambulatório sob coordenação da Intermédica. E na praça dos atletas, a L’Óreal cuidou dos corredores quanto aos raios solares, fornecendo esse cuidado especial ao publico presente.
Foram 4,5 km de carpetes fazendo a sinalização do evento e 11.500 metros de grades espalhadas pelo percurso. E para garantir o acesso das pessoas que optaram pelo metrô, 10 ônibus circularam do Metrô Brigadeiro até a Assembleia Legislativa. O maior evento de revezamento da América Latina também contou com 1.500 pessoas trabalhando na prova e mais 220 recolhendo o material reciclável e fazendo a limpeza do local.
O evento também contou com a participação de Abilio Diniz, presidente do Conselho do Grupo Pão de Açúcar, que correu na equipe número 1, ao lado de Caio Mattar, diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar e de João Paulo Diniz, membro do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar. A equipe foi composta, ainda, pelos atletas profissionais Daniel Chaves, medalha de prata no Sul-Americano SUB-23 e recordista Brasileiro SUB-23; Marílson Gomes dos Santos, tetracampeão na 21ª edição da Dez Milhas Garoto e bicampeão da maratona de Nova York; Adriano Bastos, vice-campeão da Maratona do Rio e campeão da última maratona Disney; Hudson Santos de Souza, bicampeão Pan-Americano 1.500 metros e recordista Brasileiro na mesma distância e Vanderlei Cordeiro, medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, bicampeão Pan-Americano, de maratona, e campeão das maratonas de Tóquio, São Paulo e Hamburgo.
O evento reuniu ações que reforçam a preocupação do Grupo Pão de Açúcar com o meio ambiente. Mais uma vez, a prova contou com o selo de CarbonoNeutro – que é a Neutralização das Emissões de Gases do Efeito Estufa, com Estações de Reciclagem pelo percurso e um bicicletário com 300 vagas, para facilitar o acesso e incentivar o transporte verde.
Fonte: http://www.maratonaderevezamento.com.br/
Suplementos têm substâncias proibidas
Esses produtos, usados por atletas e frequentadores de academia, têm fórmulas turbinadas com sibutramina (substância que aumenta a sensação de saciedade), diuréticos, estimulantes e esteroides anabolizantes.
A estimativa - e o problema- são consenso entre médicos que participaram do 29º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que aconteceu esta semana, em Gramado.
Suplementos alimentares são isentos de obrigatoriedade de registro sanitário na Anvisa. O órgão classifica os produtos como alimento, e não medicamento.
A resolução mais recente sobre o assunto é de 6 de agosto. No documento, os compostos vitamínicos e alimentares são enquadrados na mesma categoria de outros 29 produtos isentos de registro, como sal, gelo, café e óleos vegetais. Segundo a Anvisa, a responsabilidade pela fiscalização da produção desses suplementos é de Vigilâncias Sanitárias dos Estados e municípios.
FÓRMULAS MÁGICAS
Sem fiscalização federal, fica difícil saber o que há nas fórmulas vendidas como milagrosas. "Não há indicação de composição na rotulagem. É difícil ter controle, principalmente com os importados", diz Jocelito Martins, educador físico e oficial de controle da Agência Mundial Antidoping (World Anti-Doping Agency).
Nos EUA e na Europa, o índice de "contaminação" também gira em torno de 20%, de acordo com uma pesquisa da agência mundial.
"No exterior, esses compostos são chamados de petróleo branco. Há cidades nos EUA em que há muitas fábricas e nenhum controle", diz Eduardo de Rose, médico membro do Comitê Olímpico Internacional.
No Brasil, não há nenhum levantamento oficial nem sobre a presença de importados nem sobre as substâncias proibidas. "É um mercado muito polêmico. A isenção de registro é um retrocesso por parte da Anvisa", opina Turíbio Leite de Barros, médico fisiologista da Unifesp (Universidade Federal Paulista).
MAIS POPULARES
Não há dados oficiais, mas dizem os especialistas que o mercado de suplementos só cresce. "Não só atletas de alta performance procuram as fórmulas. Virou quase uma competição: quem não toma, se sente menos preparado", afirma Suzana Bonumá, nutricionista e autora do livro "A Dieta do Corredor" (Editora Academia de Inteligência, 176 págs., R$ 24,90).
Uma das maiores indústrias nacionais do ramo, a Nutrilatina, cresceu 35% no último ano e tem duas linhas de suplementos .
O fato é que não tem como contraindicar os compostos vitamínicos e energéticos. "Já faz parte da cultura do esportista", diz Barros.
Outro ponto importante é que muitos atletas de alto rendimento precisam complementar a dieta. "Um nadador profissional pode gastar até 8.000 calorias por dia", lembra Martins.
Além do gasto energético, a rotina de treinos e competições, muitas vezes, dificulta uma alimentação regrada.
"Como eles treinam muito, acabam se alimentando mal. É difícil suprir as necessidades diárias só com a dieta", complementa Bonumá.
Para fugir de produtos contaminados, o indicado é procurar referências sobre a origem da fábrica. Para os atletas, é mais garantido analisar o composto em laboratório antes de consumir.
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Receita

segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Ficar em jejum emagrece?

quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Osteoporose: muito além do cálcio

domingo, 15 de agosto de 2010
Receita: Tomate Cereja com Pasta de Tofu e Azeitonas

12 tomates cereja
1 xícara de tofu
1 xícara de azeitonas pretas picadas
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
sal a gosto
água se necessário
alecrim para enfeitar
Modo de preparo:
Lave e seque os tomates, retire o miolo. Reserve. Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador até formar uma pasta. Utilize o saco de confeiteiro e recheie os tomates. Enfeite com os galhos de alecrim e sirva com salada de folhas.
Obs: o tofu é um alimento muito rico em cálcio, muito importante para a saúde óssea e para quem faz atividade física.
sábado, 31 de julho de 2010
Cãimbra

São várias as causas das câimbras, dentre elas podemos citar:
- produção de metabólitos tóxicos durante o exercício intenso (como amônia e ácido lático)
- fatores ambientais como temperaturas extremas do ambiente (muito quente ou muito fio)
- desidratação
- deficiência de sódio
- deficiência de potássio
- deficiência de cálcio
- deficiência de magnésio
Prevenção:
Através da alimentação você também pode prevenir o aparecimento das cãibras. Aqui vão algumas dicas:
- Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia irá levar a um fornecimento de água suficiente. Lembre-se que quando você sentir sede já é um sinal de que seu corpo está desidratado. O consumo de água deve ser constante e ao longo do dia!
- Uma dieta equilibrada rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, laticínios desnatados, carnes magras e leguminosas irá fornecer a quantidade de potássio, cálcio, sódio e magnésio suficientes para evitar as câimbras. Segue abaixo alguns alimentos fontes desses minerais.
Potássio:
- Pistache 1 xícara - 64g - 700mg de potássio
- Folhas de beterrabas cozidas - 1/2 xícara - 72g - 54mg de potássio
- Ameixa seca - 10 unidades - 85g - 633mg de potássio
- Abacate - 1/2 unidade - 100g -602mg de potássio
- Iogurte baixo teor de gordura -1 xícara - 245g - 573mg
- Amêndoa - 1/2 xícara - 78g -536mg
- Batata assada com casca -1 unidade - 122g - 510mg de potássio
- Banana - 1 unidade - 118g -467mg de potássio
- Acelga cozida - 1/2 xícara - 88g -480mg de potássio
- Iogurte com baixo teor de gordura -245g -488mg de cálcio
- Leite desnatado -245g -300mg de cálcio
- Espinafre cozido -95g -153mg de cálcio
- Tofu - 124g - 138mg de cálcio
- Avelãs -68g -127mg de cálcio
- Castanha do Brasil -70g -123mg de cálcio
- Feijão de soja cozido -86g - 119mg de cálcio
- Couve cozida -90g - 100mg de cálcio
- Sardinha -100g -84mg de cálcio
Magnésio:
- Semente de abóbora -57g -303mg de cálcio
- Amêndoas -78g -238mg de cálcio
- Avelã -68g - 192mg de cálcio
- Caju - 65g - 157mg de cálcio
- Tofu - 124g - 128mg de cálcio
- Acelga cozida - 88g - 75mg de cálcio
- Arroz integral cozido - 98g - 39mg de cálcio
Com relação ao sódio, geralmente já obtemos uma quantidade adequada na alimentação, pois o sódio está presente em todos os alimentos e geralmente colocamos o sal de cozinha quando cozinhamos.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Benefício do consumo de chás

segunda-feira, 5 de julho de 2010
O que não comer antes dos treinos

quarta-feira, 23 de junho de 2010
Causas de confusão mental no idoso

Recebi este email e achei legal compartilhar com vocês.
Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: -Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental? Alguns arriscam: "Tumor na cabeça". Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: - diabetes descontrolado; - infecção urinária; - a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa. Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte. Insisto: não é brincadeira. Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem. Conclusão: Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo. Por isso, aqui vão dois alertas. O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso! Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação. "Líquido neles e rápido para um serviço médico". Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Café pode reduzir chances de desenvolver mal de Parkinson

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Porto, em Portugal, analisou 26 pesquisas anteriores e foi publicado na revista "Journal of Alzheimer's Disease".
Agrupando os resultados, a equipe encontrou uma redução de 25% na chance de desenvolver a doença entre consumidores regulares de café. No entanto, esse número caiu para 14% quando eles estudaram somente mulheres.
Os cientistas ainda descobriram uma ligação direta entre a quantidade de café consumido e a extensão do efeito protetor conferido a ele. A queda do risco para um quarto aconteceu entre aqueles que bebiam entre duas e três xícaras por dia.
Segundo os pesquisadores, "este estudo confirma uma associação inversa entre o consumo de cafeína e o risco de Parkinson, que dificilmente pode ser explicada".
Keiran Breen, diretor de pesquisa e desenvolvimento da instituição de caridade de Parkinson no Reino Unido, declarou: "Nos últimos anos, surgiram diversos trabalhos científicos que relacionam cafeína e mal de Parkinson".
"Eu não diria que as pessoas deviam começar a beber o café agora, para que não desenvolvam Parkinson. Mas é possível que isso seja uma dica e que o café ou a cafeína poderiam ter algum tipo de propriedade de proteção", explicou Breen.
No início deste mês, uma pesquisa semelhante publicada na mesma revista sugeriu que a bebida protege contra o desenvolvimento do Alzheimer.
Segundo o diretor, a personalidade é uma das razões pela qual as pessoas se tornam consumidoras de café ou álcool, por exemplo, e o estilo de vida pode ser determinante para determinar se a pessoa vai desenvolver Alzheimer.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Enxaqueca e Glutamato monossódico

domingo, 9 de maio de 2010
Tempero natural

- Sal marinho em quantidade suficiente para dar ponto de pasta (cerca de 3 a 4 kg)
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Legalização da creatina pode evitar misturas clandestinas
A creatina, presente naturalmente nos músculos e também na carne (especialmente na bovina), está envolvida no processo de contração intensa e rápida. Por isso, é indicada para atletas de modalidades como natação, corrida curta (100 metros), halterofilismo, saltos, ginástica olímpica.
O suplemento alimentar, além de repor o estoque natural de creatina (que é queimado durante a atividade física), faz o atleta se recuperar mais rápido.
"Acredita-se que ela aumenta a massa muscular, mas, quando consumida em excesso, a substância faz crescer a quantidade de água dentro do músculo. Isso pode acarretar uma sobrecarga renal e hepática", diz Jomar Souza, médico do esporte e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
O aumento da massa muscular, diz o médico, acontece porque, no mercado negro, a substância é vendida misturada a anabolizantes. "Por um lado, a legalização permite a fiscalização e nos deixa mais tranquilos, pois saberemos que o produto vendido é creatina mesmo e não tem outras substâncias misturadas. Por outro lado, facilita a compra. Essa autorização vai gerar demanda espontânea."
Anvisa libera suplementos para atletas
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu autorizar o uso da cafeína e da creatina em suplementos alimentares para atletas profissionais. Antes, as duas substâncias só eram permitidas em alguns tipos de medicamento.
A cafeína retarda a sensação de fadiga muscular. A creatina também melhora o desempenho muscular, mas serve mais para esportes de curta duração e alto impacto, como corridas de curta distância.
Daqui a 18 meses, os dois alimentos deverão ter no rótulo frases de advertência recomendando que eles não sejam utilizados por quem não é atleta profissional, porque isso pode trazer riscos à saúde. A cafeína pode acelerar o coração e a creatina pode trazer problemas renais.
Não entra nessa categoria de atleta profissional, por exemplo, quem vai à academia três vezes por semana. Para quem pratica muita atividade física, embora não viva disso, a orientação de Maria Cecília Birto, diretora da Anvisa, é que procure um nutricionista.
As embalagens de creatina deverão também trazer a advertência de que o consumo de mais de 3g por dia da substância pode trazer danos à saúde.
Os riscos, de acordo com a gerente-geral de Alimentos da Anvisa, Denise Resende, incluem sobrecarga renal, no caso da creatina, e arritmia cardíaca, no caso da cafeína. "O nutricionista é responsável por esse paciente. O que acontece é que as pessoas usam de forma indiscriminada", disse.
Além dessas duas substâncias, a Anvisa também permitiu a venda de suplementos para atletas na forma de "pack", ou seja de pacotes que reúnem unidades de produtos diferentes.
Já os aminoácidos de cadeia ramificada foram retirados da categoria de alimentos para atletas porque não foi comprovado que eles melhoram o fornecimento de energia.
Em todos os alimentos destinados a atletas, inclusive os isotônicos, a embalagem deverá trazer a seguinte frase: "Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico".
Fonte: Folha Equilíbrio
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Quem dorme mal consome mais calorias, mostra estudo

Pesquisadores franceses avaliaram 12 homens com peso normal e idade média de 22 anos durante dois ciclos de 48 horas. No primeiro período, usado como controle, os voluntários mantiveram sua rotina normal de sono, alimentação e atividades. Na segunda etapa, dormiram oito horas na primeira noite (da meia-noite às 8h) e quatro horas na segunda (das 2h às 6h). Eles podiam comer o que quisessem.
Depois da noite mais curta, eles consumiram 22% mais calorias. Foram ingeridas, em média, 560 calorias a mais -o que poderia levar ao ganho de meio quilo em uma semana.
Uma das explicações dos pesquisadores se relaciona aos mecanismos de sobrevivência criados ao longo da evolução. Humanos tendem a comer mais após uma noite mal dormida porque os mamíferos aprenderam a estocar calorias no verão, quando as noites são mais curtas e há mais comida.
"Não existe um único culpado. A explicação simplista é que o maior tempo acordado aumenta as chances de comer", diz Márcio Mancini, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
Sabe-se também que a secreção de alguns hormônios está relacionada ao sono e, quando há privação desse descanso, podem ocorrer mudanças que contribuem para o aumento no consumo de alimentos.
Há redução de leptina --hormônio relacionado à saciedade e que também facilita o gasto de energia pelo organismo. Quando se dorme menos, ocorre ainda o aumento na secreção de grelina, substância responsável por estimular o apetite.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Desintoxicando depois da Páscoa

terça-feira, 30 de março de 2010
Páscoa diferente

segunda-feira, 22 de março de 2010
Outros textos
Alguns dos meus textos também vão para o site do Abílio Diniz.
Aproveitem e visitem o site: www.abiliodiniz.com.br
Beijos!
terça-feira, 16 de março de 2010
Comrades! Vai encarar?
Para participar desta prova, é necessário ter corrido uma maratona oficial no ano que antecede a Comrades.
Este ano a prova acontece dia 30 de maio.
Estou acompanhando alguns participantes desta prova. Ela exige realmente muita dedicação e perseverança tanto com os treinos quanto com a alimentação.
Muito boa sorte a todos que irão vencer este grande desafio!!!
site oficial da prova: http://www.comrades.com/
domingo, 14 de março de 2010
O que comer antes dos treinos?
É importante também evitar altas quantidades de gorduras e fibras antes de treinar, pois a digestão desses nutrientes é mais lenta, o que pode te deixar com aquela sensação de “empachamento” durante o exercício.
Alimentos com alta quantidade de açúcar também devem ser evitados, pois podem causar um efeito chamado “hipoglicemia de rebote”. O açúcar é absorvido e chega ao sangue muito rapidamente, mas da mesma forma que chega, ele também sai muito rápido, o que leva à queda da glicemia (açúcar do sangue), causando sintomas como desmaios, tonturas e visão turva.
Portanto, 30 a 40 minutos antes dos treinos consuma frutas, biscoitos sem recheio, pães, batata, arroz, macarrão, etc.
Desta forma, seu organismo estará preparado para encarar sua planilha de treinos!
terça-feira, 9 de março de 2010
Teste de DNA poderia prever dieta mais eficiente, diz estudo
Um simples teste de DNA poderia identificar a dieta mais eficiente para pacientes que querem perder peso, segundo um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, cujos resultados foram apresentados na conferência da American Heart Association.
Os resultados de um pequeno estudo preliminar, envolvendo 101 mulheres, mostrou que aquelas que adotaram a dieta considerada mais apropriada ao seu genótipo perderam de duas a três vezes mais peso do que as outras.
Segundo os especialistas, os resultados, apresentados na conferência da American Heart Association, são compatíveis com os de estudos anteriores, mas são necessárias mais pesquisas antes que a descoberta possa ser usada em escala comercial.
Interação entre genes e alimentos
O campo emergente da chamada nutrigenômica estuda como alimentos interagem com determinados genes.
Já é sabido há algum tempo que as pessoas reagem de maneira diferente a certos nutrientes, dependendo de seus genes.
A intolerância à lactose, por exemplo, é muito mais comum entre asiáticos e africanos do que entre pessoas de ascendência do Norte da Europa.
Este estudo avaliou como pessoas com diferentes genes reagiam a diferentes dietas para a perda de peso.
Os pesquisadores analisaram dados de 101 mulheres caucasianas, que forneceram uma amostra de DNA retirada da bochecha.
As mulheres seguiram três dietas diferentes ao longo de um ano. A primeira, muito baixa em carboidratos, a segunda baixa em carboidratos e alta em proteínas e a terceira baixa, ou muito baixa, em gorduras.
As voluntárias foram divididas em três genótipos, descritos como: o que reage positivamente a uma dieta baixa em carboidratos, o que reage positivamente a uma dieta baixa em gorduras e o que reage positivamente a uma dieta balanceada.
Os pesquisadores concluíram que as voluntárias que seguiram a dieta adequada ao seu genótipo perderam de duas a três vezes mais peso durante o período em comparação com as que seguiram a dieta que não era a mais adequada.
'Intrigante'
Especialistas britânicos alertaram para o fato de que o estudo envolveu um número muito baixo de pessoas e não esclareceu quais genes estavam envolvidos.
A cientista Christine Williams, da Universidade de Reading, afirmou: "Este é um estudo muito intrigante - mas muito pequeno".
Ela disse que seria bastante útil saber que genes foram avaliados no estudo.
"Ele corresponde a alguns de nossos próprios estudos que mostram que certos genótipos reagem mais positivamente do que outros a certos tipos de gordura, como dietas ricas em ácidos graxos tipo Omega-3", disse ela.
Fonte: http://www.globo.com/
sábado, 6 de março de 2010
Alimentação Saudável
Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água devem estar presentes em quantidades que vão depender do seu estilo de vida, atividade física, hábitos alimentares, sexo, idade, metabolismo, intolerâncias alimentares e quaisquer desequilíbrios apresentados. Portanto, não existe uma alimentação padrão para todas as pessoas.
Como sempre digo para meus pacientes/clientes: A alimentação deve ser individualizada, sempre!
Continue acompanhando o meu blog e tenha dicas ótimas de alimentação a cada semana!
Um grande abraço a todos.
Livia