É muito comum quando ocorre o diagnóstico de osteoporose a indicação apenas de cálcio ou cálcio com vitamina D. Muitas vezes também ocorre a indicação de grandes consumos de leites ou seus derivados. Mas hoje em dia, a visão sobre a osteoporose é outra.
Em primeiro lugar, para a formação de uma massa óssea saudável não basta cálcio apenas. O osso "simplesmente" necessita de cálcio, magnésio, silício, boro, vitamina D, cobre, manganês, vitamina C, vitamina K e cromo. Portanto, veja só a quantidade de nutrientes necessários e apenas o cálcio é lembrado nesta história.
Além disso, para prevenir ou para o tratamento de osteoporose é necessário reduzir a ingestão de sódio, cafeína, não ter excesso de proteínas na dieta e evitar alimentos que causam acidez no sangue como açúcar, carboidratos refinados, alimentos com alta quantidades de corantes e excesso de leite e derivados.
Assim, para evitar a osteoporose ou tratá-la é necessário o grande consumo de frutas, verduras e legumes em especial as verde-escuras como brócolis e couve que, além de cálcio, possuem em equiíbrio a maioria dos nutrientes necessários para a saúde óssea.
O tofu é um outro alimento importante que não acidifica o sangue e é uma generosa fonte de cálcio.
O leite pode ser consumido, caso você não apresente nenhuma intolerância, mas sem exageros. Consuma no máximo 2 a 3 porções por dia e complemente o cálcio com fontes vegetais.
E, por fim, pratique exercícios físicos, pois auxilia muito na prevenção da osteoporose.
Gostei muito.
ResponderExcluirMuito importante transmitir esta informação!
Obrigada Inês! Acho que nossa profissão deve se unir para passar sempre informações corretas para o público em geral e desmistificar algumas crenças que vem de anos.
ResponderExcluir