O glutamato monossódico é uma substância muito utilizada na indústria alimentícia, que cria um sabor suave, rico e encorpado no alimento. É muito utilizado em alguns países como tempero de alimentos.
O glutamato está presente em muitos dos alimentos que consumimos no dia-a-dia, como o molho tipo shoyo, tempero como o ajinomoto, os temperos prontos em geral, os caldos de galinhas e carnes, as sopas prontas, os temperos de macarrão tipo lámen, entre outros.
Um estudo publicado na revista científica internacional Cephalalgia (link: http://www3.interscience.wiley.com/journal/122368126/abstract?CRETRY=1&SRETRY=0) associou o consumo de glutamato monossódico com enxaqueca. As pessoas do estudo que consumiram o glutamato monossódico apresentaram sintomas de enxaqueca, o que não ocorreu com as pessoas que não consumiram o mesmo.
Portanto, para você que apresenta enxaqueca, evite o consumo dessa substância. Observe sempre os rótulos dos alimentos ao fazer compras. Olhe na parte do rótulo que está escrita "Ingredientes": é ali que você saberá se o produto contém ou não glutamato monossódico.
Para você que não apresenta enxaqueca, evite também o consumo desta substância, já que ela ainda é capaz de causar um processo inflamatório no seu organismo, aumentando inclusive o risco de obesidade e outras doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário