Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

terça-feira, 5 de julho de 2011

Revista W Run - Pílulas da Beleza

Para muitas mulheres, a busca por uma pele mais bonita supera o uso de cremes e tratamentos comuns de beleza. Para atender esse público surgiram os nutricosméticos, as chamadas pílulas da beleza que prometem uma pele mais saudável, firme, jovem e até mesmo mais bronzeada. Porém, o uso dessas cápsulas sem a orientação correta pode afetar os resultados almejados.  Promete e cumpre? – De acordo com a dermatologista Adriana Cairo, as pílulas que contêm betacaroteno realmente podem acelerar o bronzeado, pois os carotenóides aumentam a cota de tempo que a pele pode ficar exposta ao sol, a chamada dose eritematosa mínima. Ainda existem algumas cápsulas antioxidantes que prometem prevenir o surgimento de manchas na pele por apresentaram atividade fotoprotetora. “Elas podem aumentar a atividade de protetores solares, mas funcionam como coadjuvantes e não isentam os cuidados básicos com a pele, além de serem pouco efetivas nas manchas que já existem”, afirma Adriana.
Segundo a dermatologista Ligia Kogos, as pílulas que garantem retardar o envelhecimento devem ser observadas com algumas restrições. “A função antioxidante [encontrada no betacaroteno, licopeno e nas vitaminas C e E] pode ter uma ação anti-idade, mas não há comprovação prática de que as cápsulas realmente ajudem”, declara. Já o colágeno ajuda em todos os aspectos a pele, sobretudo na firmeza. “Além disso, por ser bom para as articulações, é utilizado também na medicina esportiva”, completa.
Cuidados na escolha – Antes de resolver optar por este método é importante saber que nem todas as opções disponíveis no mercado possuem resultados comprovados. “Algumas podem funcionar por possuírem determinadas vitaminas, mas existe muito marketing e exagero, principalmente sobre aquelas que prometem combater o envelhecimento”, comenta Ligia.
“Como a indústria cosmética atualmente investe neste mercado, estão surgindo novos estudos que reforçam os efeitos benéficos da suplementação oral em sinergia com os tratamentos dermocosméticos”, declara a dermatologista Adriana Cairo, que avisa: É sempre indicado consultar um médico para a utilização das cápsulas, já que devem ser evitadas nos casos de hipervitaminose [excesso de vitaminas].
Benefícios da boa alimentação – Vale ressaltar que os resultados dos nutricosméticos serão percebidos desde que a utilização seja orientada e esteja aliada a uma alimentação balanceada. “Se a dieta está cheia de gorduras ruins e com excesso de açúcares, as pílulas não terão efeito positivo, pois não fazem milagres”, avisa a nutricionista clínica e esportiva Livia Hasegawa. “Muitas vezes estas pílulas são utilizadas em pacientes em que a deficiência é tão grande que é necessário uma complementação. Mas, depois, a idéia é que apenas a dieta seja suficiente para manter o resultado”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário