Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Kefir



Kefir é uma bebida fermentada, geralmente preparada à base de leite. O kefir é uma cultura viva. Conforme essas culturas fermentam o leite, essas estruturas crescem, criando novos grãos no processo. O verdadeiro kefir, de culturas vivas, é um processo infinito de auto-propagação.
O kefir tem muitos benefícios já conhecidos. Ele tem propriedades antivirais e antifúngicas. Tem sido usado como parte do tratamento de uma grande variedade de problemas como desordens metabólicas, melhora de imunidade, alergias, má digestão, candidíase, osteoposose, problemas intestinais, entre outros.

Como usar?
Há 2 tipos de kefir: o de leite e o de água.
Quando você ganha os grãos de kefir, eles virão embebidos no líquido (água ou leite). A cada dia você deve peneirar esta mistura. O líquido coado é o que você irá consumir. O que fica na peneira são os grãos de kefir, que você deve colocar de volta num recipiente fundo de vidro e completar com leite ou água + açúcar mascavo. Nunca tampar o pote de vidro e deixar sempre fora da geladeira. Procure utilizar sempre utensílios de plástico ou silicone para manusear seu kefir.
A proporção indicada é de 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada 500ml de leite. Para o kefir de água, utilize 2 colheres de sopa de grãos para 1 colher de sopa de açúcar mascavo em 500ml de água.
Você pode usar o kefir no preparo das vitaminas, substituindo o leite. Se você utilizar o de água, tome pela manhã em jejum.

Quanto consumir? 1 copo de kefir por dia (do liquido que você vai coar). Caso ocorra gases com o consumo, consuma apenas ½ copo até ocorrer a adaptação.

O que fazer se eu for viajar?
Deixe seu kefir no leite mesmo ou na água e coloque no congelador. Após descongelar, o kefir pode demorar alguns dias para voltar a trabalhar. O de leite pode demorar uns 3 dias e o de água pode demorar uma semana até 1 mês!


Como obter o kefir? Sempre por doação. Procure no google ou grupos no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário