Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Calorias não são todas iguais

Antigamente quando falávamos de dieta, o foco era muitas vezes apenas em calorias e a mídia hoje em dia ainda coloca este assunto como algo de extrema importância. Claro que temos que nos preocupar sim com calorias, mas devemos saber também que as calorias são MUITO diferentes. 
É totalmente diferente consumir 100kcal de um pão francês e 100kcal de um abacate, por exemplo.
Os alimentos quando absorvidos geram reações diferentes no nosso organismo.
Pensando num pão francês, por exemplo, por conter apenas carboidratos de rápida absorção, quando o consumimos ocorre um aumento de insulina que direciona seu organismo a acumular gordura. Quando você consome o abacate, primeiro que por ser fonte de gordura boa a digestão é mais lenta e isso acaba provocando uma maior saciedade, mas em segundo lugar o abacate não provoca um grande aumento de insulina, ou seja, quando você o consome, seu organismo não direciona estes nutrientes para os adipócitos (células de gordura), mas sim para formar membranas de células, por exemplo. Portanto veja que a qualidade das calorias é fundamental!
Além disso, é importante lembrar que também gastamos calorias para digerir e absorver os alimentos, sendo que gastamos mais calorias para digerir uma proteína do que um carboidrato simples, mas isso é tema para outro post!
Saiba escolher as calorias que consome e tenha um peso e uma vida saudáveis!

Um comentário: