Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quitosana pode interferir na suplementação de vitamina b12

Acabou de sair um estudo na revista International Journal Food Science Nutrition comprovando que o uso do suplemento quitosana pode afetar na absorção da vitamina B12. Deixo aqui para vocês um alerta, em especial para aqueles praticam a "auto medicação". Tomem cuidado.
Muitas vezes podem achar que por ser apenas um suplemento, tal produto não pode fazer mal e nem ter efeitos colaterais, mas nem sempre istó é verdade.
Neste caso o uso da quitosana pode acabar causando esta deficiência de B12, tão importante para o nosso metabolismo e inclusive funcionamento adequado do sistema nervoso central. A B12 faz parte também de um ciclo muito importante no nosso organismo chamado de ciclo de 1 carbono, que é importantíssimo para a formação de diversas substâncias no nosso organismo.
Portanto qualquer suplemento que utilizar, procure sempre a orientação de um nutricionista ou médico.

abraços!

Um comentário:

  1. Excelente o artigo !!! Estou usando quitosana para baixar o colesterol e parece que estou com carência de B12 unhas e cabelos quebradiços e quelite angulosa. Vou parar hj mesmo com a quitosana. Todos ficam promovendo o produto e não colocam os efeitos colaterais e com certeza esta alterando a absorção de B12 no meu organismo. Obrigado!

    ResponderExcluir