Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Whey protein

O whey protein é um suplemento muito utilizado por esportistas, com o objetivo de ganho de massa muscular. Mas hoje em dia o whey é utilizado para diversas funções, inclusive na área clínica, melhorando sarcopenia (perda de massa muscular) em idosos, melhorando a função imunológica (devido à presença de cisteína, um aminoácido muito importante para a formação de glutationa – que é o mais potente antioxidante do nosso corpo).
O Whey também é uma ótima fonte de BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), que possuem diversas funções no nosso organismo, melhorando rendimento e proporcionando o ganho de massa muscular especialmente pela presença da leucina (um outro aminoácido importantíssimo que ativa uma substância chamada mTOR – mammalian target of rapamicin – que é o ponto chave para a síntese de massa muscular).
Há 3 tipos diferentes de whey no mercado:
- concentrado: possui um melhor sabor e mais aditivos químicos
- isolado: geralmente apresenta menos problemas, em especial para os alérgicos à proteína do leite, por esta proteína ser mais “quebrada” que a concentrada. Pode ser obtido por troca iônica (íon Exchange) que possui alta quantidade de sódio ou ultrafiltrado (menor quantidade de sódio).
- hidrolisado: ainda são poucos no mercado, geralmente mais caros e menos saborosos. No mercado existem wheys que são combinações de isolados com hidrolisados. Neste caso, a proteína é toda “quebrada” e a absorção é mais rápida.
Para saber qual o tipo de whey melhor para seu caso, é sempre bom consultar um bom profissional nutricionista para adequar as quantidades e horários que este suplemento deve ser inserido no seu dia-a-dia. Um suplemento em quantidades e horários inadequados só fará com que você perca dinheiro e ainda mais, se em excesso, pode aumentar a quantidade de gordura corporal. A lei “quanto mais melhor” não funciona para as proteínas. Tenha sempre cautela para não estragar sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário