
É muito comum quando ocorre o diagnóstico de osteoporose a indicação apenas de cálcio ou cálcio com vitamina D. Muitas vezes também ocorre a indicação de grandes consumos de leites ou seus derivados. Mas hoje em dia, a visão sobre a osteoporose é outra.
Em primeiro lugar, para a formação de uma massa óssea saudável não basta cálcio apenas. O osso "simplesmente" necessita de cálcio, magnésio, silício, boro, vitamina D, cobre, manganês, vitamina C, vitamina K e cromo. Portanto, veja só a quantidade de nutrientes necessários e apenas o cálcio é lembrado nesta história.
Além disso, para prevenir ou para o tratamento de osteoporose é necessário reduzir a ingestão de sódio, cafeína, não ter excesso de proteínas na dieta e evitar alimentos que causam acidez no sangue como açúcar, carboidratos refinados, alimentos com alta quantidades de corantes e excesso de leite e derivados.
Assim, para evitar a osteoporose ou tratá-la é necessário o grande consumo de frutas, verduras e legumes em especial as verde-escuras como brócolis e couve que, além de cálcio, possuem em equiíbrio a maioria dos nutrientes necessários para a saúde óssea.
O tofu é um outro alimento importante que não acidifica o sangue e é uma generosa fonte de cálcio.
O leite pode ser consumido, caso você não apresente nenhuma intolerância, mas sem exageros. Consuma no máximo 2 a 3 porções por dia e complemente o cálcio com fontes vegetais.
E, por fim, pratique exercícios físicos, pois auxilia muito na prevenção da osteoporose.