Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia do autismo

Hoje, 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Os transtornos do espectro autista, descritos inicialmente por Kanner em 1943, são considerados como um conjunto heterogêneo de síndromes clínicas: comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamentos repetitivos e estereotipados, que podem variar desde as formas mais leves até formas mais graves. A forma mais grave é o isolamento social completo e a indiferença às pessoas, já uma forma mais atenuada pode ser vista naqueles que não procuram espontaneamente o contato social mas aceitam ser procurados sem oferecer resistência alguma.

A etiopatogenia da doença é multifatorial dependendo de fatores genéticos e ambientais.

Pode ocorrer que pacientes autistas tenham as chamadas "ilhas de habilidades" onde podem manifestar facilidade no aprendizado da leitura, memória excepcional, dom para o desenho e outras áreas. É comum também uma certa obsessão por sistemas, habilidades avançadas para uso de máquinas, computadores, eletrônica.

O comportamento repetitivo pode ou não estar presente. Distúrbios do desenvolvimento da linguagem, epilepsia, transtornos neuropsiquiátricos e deficiência mental podem coexistir.

É uma síndrome mais comum do que se pensa

Não existe tratamento médico específico para o autismo. Os medicamentos são utilizados para tratar as complicações neuropsiquiátricas. O tratamento mais eficaz consiste em reabilitação global, incluindo atuação de diversos profissionais como fonoaudiólogo, psicólogo comportamental, terapeuta ocupacional e o emprego de métodos psicoeducacionais e comportamentais bem como a inclusão em programa pedagógico em escola de de educação especial ou regular, de acordo com as perspectivas de cada paciente.

Texto retirado do site inclusive.org.br

Palavra da nutri: já existem alguns casos relatados na literatura de que alguns alimentam podem piorar sintomas de autismo. Alimentos que contem glúten e leite são alguns exemplos. Se você tem algum conhecido autista, procure um medico e um nutricionista funcional, que poderão ajudar e muito no controle e na melhor qualidade de vida destes queridos. Todos vestimos azul em homenagem a esse dia! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário