Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

sábado, 11 de janeiro de 2014

Iogurte grego caseiro

Essa receita é da minha paciente Janaine Arruda. Anota ai:

Esquente o leite, mas não deixe ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Retire uma amostra com uma colher e coloque o dedo. Se aguentar ficar 10 segundos, está na temperatura correta. Misture ao leite quente um potinho de iogurte natural (veja se ele é feito só de leite e fermento lácteo) e tampe. Deixe descansar dentro do forno (desligado!) por 8hs, pra perder o mínimo de calor. Aqui vc já vai ter o iogurte caseiro normal. Para fazer o iogurte grego vc tem que tirar o soro, então pegue uma peneira ou escorredor de macarrão, cubra com um pano de prato limpo, encaixe numa vasilha funda e despeje o iogurte. Após coar, coloque na geladeira e deixe por umas 3 horas. Observe a consistência e veja como prefere. Quanto mais sequinho ele ficar,  mais consistente será e menos iogurte vai render. Depois transfira o iogurte pra uma vasilha e pronto! Você pode colocar essência de baunilha e algo para adoçar, mas se puder consumir desta forma, melhor ainda! Você pode bater com uma fruta no momento do consumo.

Obs. Quando coar o iogurte para fazer o grego, vai sobrar bastante soro! Você pode usar este soro em sucos e vitaminas. Como proteína do leite (precursor do Whey), não precisa ser jogado fora. 

Para um copinho de iogurte natural, vc pode usar até 3 litros de leite. Ela fez com leite semi desnatado e iogurte natural integral. Para as próximas receitas vc pode usar uma amostra do seu próprio iogurte se quiser, só que vai ficando mais ácido.

Espero que aproveitem! Bem mais saudável que os prontos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário