Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cuidado com suplementos de cálcio isolados

Saiu uma meta análise (um artigo que junta vários artigos sobre o mesmo assunto e faz um resumo dos resultados) muito interessante numa revista médica britânica mostrando que a suplementação isolada de cálcio (apenas cálcio), está relacionada ao aumento do risco de infartos e eventos cardiovasculares.

Este artigo mostrou que em um dos estudos realizados com 12000 participantes, a suplementação de cálcio estava associada com 30% no aumento de incidência de infarto. Estes dados estão relacionados provavelmente com o aumento da coagulação e alteração do fluxo sanguíneo.

Um outro estudo mostrou que a suplementação de cálcio por 5 anos em 1000 pessoas esteve relacionado com aumento do número de infartos e mortes.

Estudos com suplementação de 700 a 800mg de suplemento de cálcio já mostraram estes efeitos, portanto, atenção à automedicação!!

Fonte: Bolland, ET AL. Effect of calcium supplements on risk of myocardial infarction and cardiovascular events: meta-analysis. BMJ, 2010.

3 comentários:

  1. Dra Livia, parabéns pelo blog, adoro blog assim com boas informaçoes de saúde, qto ao cálcio, andei tomando suplento de cálcio da herbalife mas senti caimbras forte nas pernas à noite, parei melhorou.

    ResponderExcluir
  2. Que bom!! Todo suplemento isolado de algum nutriente é importante tomar cuidado, pois os nutrientes agem sinergicamente, ou seja, precisamos de um equilíbrio entre eles e não apenas de um único nutriente.
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta querida! continue nos imformando isso ótimo! precisamos desse apoio!
    **********************
    tenho um blog onde misturo de td um pouquinho, qdo puder passe lá será um prazer!
    www.fararosadesaron.blogspot.com
    E FELIZ PÁSCOA P/VC ABÇS

    ResponderExcluir