Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

terça-feira, 7 de abril de 2015

Até que ponto vale substituir sua proteína da dieta por suplementos?

Hoje em dia nas redes sociais estamos bombardeados de receitas fit e receitas com whey. A grande questão que fica é: realmente precisamos (ou podemos) utilizar este tipo de suplementos no nosso dia-a-dia? A resposta é: depende!

Os principais alimentos fontes de proteínas são os alimentos de origem animal como carnes em geral (frango, peixe, carne vermelha), leite e derivados e as proteínas vegetais (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha e soja). Dos suplementos mais conhecidos temos O whey protein, proteína do soro do leite, que realmente é uma proteína de excelente qualidade, com diversos estudos comprovando sua eficiência em melhora da recuperação de massa muscular, imunidade, melhora da sarcopenia (perda de massa muscular) em idosos, câncer, entre outros. A grande vantagem do uso do whey é que ele possui uma absorção mais rápida do que os alimentos sólidos, assim, quando precisamos de uma proteína rápida (como num pós treino, por exemplo) ele teria uma grande vantagem.

Quando pensamos em compor lanches intermediários ou outras refeições com proteínas, onde não há a necessidade de uma proteína de absorção rápida, o alimento seria uma melhor opção. Um lanche com atum, ovo, iogurtes pode suprir a necessidade da maioria das pessoas.

Quando a dieta precisa de um complemento ou por questão de praticidade não há a possibilidade de utilizar uma proteína de um alimento, podemos usar os suplementos. Claro que tudo isso deve ser muito bem orientado por um profissional, pois os suplementos possuem uma maior concentração e é necessário saber a quantidade exata que deve ser consumida.

E sobre cozinhar com o whey? Há algum problema? Sabe-se que há um processo de desnaturação das proteínas quando o aquecemos, mas isto não faz com que ela perca seu efeito o organismo. Segundo um estudo realizado na Cornell University, há perda de solubilidade, mas isto não afetaria seu efeito no organismo quando o objetivo é fornecer aminoácidos para o corpo. Mas vale lembrar sempre que quando o whey protein está numa receita (associado a outros ingredientes), ele apresenta uma absorção mais lenta.

Procure sempre conversar com seu nutri para saber quando e como utilizar uma suplementação dentro do seu plano alimentar e quando é que vale a pena usar o suplemento em substituição ao alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário