Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Por que é tão difícil emagrecer?

Se você é daqueles que acham que apenas reduzir as calorias da sua dieta vai fazer você emagrecer, está enganado... O emagrecimento envolve diversos fatores, vou explicar alguns deles para vocês observarem que o “buraco é mais embaixo”:


- dieta: além da quantidade calórica que você pode sim ficar atento (a), há a questão da escolha destas calorias. Aquela história de que vai comer uma coxinha que tem X pontos no almoço e depois vai jantar 1 fruta que tem menos pontos, não funciona. Nosso organismo em primeiro lugar precisa de nutrientes, nutrientes para o metabolismo funcionar e você conseguir gastar energia adequadamente. Por exemplo, se falta complexo B (presente em especial nos grãos integrais), o Ciclo de Kerbs, que é um ciclo de geração de energia no nosso corpo, não funciona adequadamente, aí já viu... metabolismo lento!!!

- coma comida de verdade: como falado acima, nosso corpo precisa de nutrientes, vitaminas e minerais para funcionar, e isto está presente nos alimentos de verdade. Por exemplo, você acha que suco de pozinho é alimento? Você acha que sopa em pó ou gelatina são alimentos? Sinto informar, mas não são... Aliás, a gelatina merece um outro post, mas em resumo: ela não emagrece, não adianta tomá-la para enrijecer a pele por causa do colágeno!!! O seu corpo precisa de frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais e carnes magras, é isso que o organismo precisa para trabalhar certinho e não ficar preguiçoso e não inflamar!

- inflamação: aqui talvez seja a novidade para vocês: a obesidade é chamada de doença inflamatória. Isso porque a gordura do nosso organismo produz diversas substâncias chamadas de substâncias inflamatórias que, quando em alta quantidade, estimulam a lipogênese, ou seja, o aumento de gordura!!! Mas o que inflama? Alimentos industrializados aumentam inflamação, alimentos com um potencial alergênico (isso depende da pessoa, mas os comuns são os leite e derivados, glúten, soja, amendoim, cítricos), doenças, etc. Consulte um nutricionista para saber se você possui algum tipo de intolerância a algum alimento.

- sono: você dorme bem? Não? Então você pode sim engordar por conta disso. Quando não dormimos os níveis de uma substância chamada cortisol aumentam!!! Mas o que esse tal de cortisol faz? Simplesmente ele quebra músculo e aumenta a gordura... chato, não?

- atividade física: se você é sedentário, seu nível de inflamação é muito maior, você tem o metabolismo mais lento e sua chance de ganho de peso é maior, e o pior, sua chance de perder massa muscular é ainda maior, já que só ganhamos massa muscular com o treino. Aí é que começa a flacidez, gordura localizada, etc.

- retire o açúcar da sua alimentação: o açúcar realmente é um dos grandes vilões hoje em dia e, de fato, podemos viver sem consumir este açúcar refinado, que além de estar cheio de produtos químicos, aumenta muito a chance de acúmulo de gordura e outras doenças (o açúcar também merece um post só pra ele!). Mas cuidado! Não é para ficar se enchendo de adoçantes, hein? Isto é outra coisa que pode engordar e que entra na minha lista de alimentos proibidos, a não ser que seja um a base de Stevia.

Bom, claro que existem mais milhares de fatores que podem ajudar a engordar, mas quis citar aqui apenas alguns que não são clichês da nutrição como: consuma leite desnatado, não consuma frios e embutidos, etc, que vocês já estão cansados de saber... Saiba que o emagrecimento depende de diversos fatores e só mudando realmente seu estilo de vida é que você consegue fazê-lo e mantê-lo!

Qualquer dúvida me escreva: liviahasegawa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário