Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BCAA: para que serve?

A sigla BCAA vem do inglês brain chain amino acids que em português significa aminoácidos de cadeia ramificada. O BCAA é composto por 3 aminoácidos (leucina, isoleucina e valina) e possuem um papel muito interessante no exercício.

No exercício de força, já foi muito bem comprovado que os BCAAs atuam na expressão de mTOR (mamalian target of rapamicin), que na prática significa que eles estimulam a síntese de massa muscular. Na realidade este papel está mais associado à leucina, que é geralmente o composto do BCAA que está em maior quantidade nos produtos prontos (vejam os rótulos!).

Para o exercício de longa duração, há algumas teorias relacionando o BCAA com melhora no desempenho:

1) Retardar a fadiga central (ou seja, retardar aquela sensação de fadiga durante o exercício): durante o exercício, há uma redução os níveis de BCAA no sangue e assim entra mais triptofano no cérebro (já que ambos competem pelo mesmo receptor) e isso levaria à fadiga central – um pouco complicado, eu sei... mas a idéia é que com a suplementação de BCAA menos triptofano entra no cérebro, que é o responsável por esta fadiga central.

2) Fonte de energia durante o exercício: os BCAAs também são utilizados pelo músculo para gerar energia e, na sua deficiência, ocorreria uma piora do desempenho.

3) Recuperação pós exercício: auxilia na recuperação muscular, pelo seu papel na síntese de massa muscular.

Mas quando e quanto tomar de BCAA?
As dosagens variam de 2 a 10g por dia. Pode ser encontrado em cápsulas ou em pó. As cápsulas podem ser usadas pelos corredores, pelo pessoal da musculação, futebol, natação, tênis e o pó para o pessoal da bike (pode colocar na caramanhola) ou para quem precisa de uma grande quantidade.
Podem ser tomadas antes e após os exercícios, com objetivo de melhora de desempenho e melhora de recuperação! A dosagem vai depender do seu peso e nível de atividade física.

3 comentários:

  1. muito obrigado a todos esta tudo muito bem explicado!!! esse site é muito bom11

    ResponderExcluir
  2. meu peso atual é de 53 quilos, quero ganhar massa muscular. será que posso tomar?

    ResponderExcluir
  3. Olá Gleici, acredito que sim, mas vc deve procurar uma orientacao profissional para usar corretamente.
    abs!!

    ResponderExcluir