Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Imunidade e atividade física

Você que faz alguma atividade física de longa duração, já deve ter se deparado com uma gripe ou aquela coceirinha na garganta ou o aparecimento daquela herpes após uma prova, certo?

Isto acontece porque durante o exercício, temos uma grande produção de radicais livres, que são substâncias produzidas no nosso organismo que, quando em excesso, podem acabar prejudicando nossa imunidade.

Para prevenir este tipo de episódio, utilize a alimentação como uma aliada, aumentando as quantidades de alimentos antioxidantes e, com a orientação de um nutricionista, você também pode lançar mão de alguns suplementos. Estas orientações devem ser seguidas não apenas após as provas, mas no período pré prova também!
Não deixe de colocar na sua alimentação:

- Carboidratos: muitos estudos relacionam a deficiência de carboidratos com a redução da imunidade.

- Antioxidantes: frutas, verduras e legumes – quanto mais colorido, melhor!

- Flavonóides: coloque na sua alimentação chá verde, frutas vermelhas e roxas (cereja, amora, goiaba vermelha), tomate, cebola, uva, suco de uva integral.

- fontes de zinco: o zinco é um mineral importantíssimo na imunidade: utilize carnes magras e cereais integrais (obs.: os cereais integrais não devem ser utilizados nos 3 dias antes de provas devido a alta quantidade de fibras).

- glutamina e whey protein: podem ser utilizados como suplemento para melhora da imunidade.

E mais duas dicas: não demore para comer após os treinos e durma bem! Descanse para não aumentar os níveis de estresse do organismo!!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário