Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Whey protein

O whey protein é um suplemento muito utilizado por esportistas com o objetivo de ganho de massa muscular. Estudos atuais já demonstram benefícios do whey também para a área clínica, melhorando sarcopenia (perda de massa muscular) em idosos e melhorando a função imunológica (devido à presença de cisteína, um aminoácido muito importante para a formação de glutationa – que é o mais potente antioxidante do nosso corpo).
Este suplemento é uma ótima fonte de BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), que possuem diversas funções no nosso organismo, incluindo melhora no rendimento e proporcionando o ganho de massa muscular especialmente pela presença da leucina (um aminoácido que “ativa” uma substância chamada mTOR – mammalian target of rapamicin – que é o ponto chave para a síntese de massa muscular).
Há 3 tipos diferentes de whey no mercado:
- concentrado: possui um melhor sabor, geralmente mais carboidrato associado e mais aditivos químicos
- isolado: apresenta uma proteína mais “quebrada” que a concentrada. Pode ser obtido por troca iônica (íon Exchange) que possui uma maior quantidade de sódio ou ultrafiltrado, menor quantidade de sódio.
- hidrolisado: geralmente mais caros e menos saborosos, já que a proteína vem praticamente toda “quebrada”.
No mercado encontramos wheys que são combinações destes tipos ou apenas um tipo de proteína.
O whey protein pode ser consumido antes e depois dos treinos. O consumo logo após os treinos auxilia na recuperação muscular e aproveita a "janela de recuperação" que ocorre neste momento.
Dependendo do caso pode ser consumido antes de dormir, pela manhã ou como lanches intermediários. Tudo vai depender da sua dieta.

Para saber qual o tipo de whey melhor para seu caso e quantidades adequadas, é sempre bom consultar um nutricionista esportivo. Um suplemento em quantidades e horários inadequados só fará com que você perca dinheiro e, se em excesso, pode aumentar a quantidade de gordura corporal. A lei “quanto mais melhor” não funciona para as proteínas. Tenha sempre cautela para não prejudicar sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário