Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Disbiose: já ouviu falar?

O nosso intestino é um órgão de extrema importância para o adequado funcionamento do organismo. Uma alimentação com perfil inflamatório (excesso de gorduras ruins, frituras, refrigerantes e tudo o que vocês já estão carecas de saber) leva a um processo de desequilíbrio da microbiota (conhecida como flora) intestinal. 

Uma microbiota desequilibrada pode levar a diversas consequências: imunidade baixa, aumento da vontade de doces e alteração no humor (isso porque o intestino produz 70% da nossa serotonina - neurotransmissor do bom humor e bem estar), problemas de pele, celulite, enxaqueca, etc. Isso ocorre porque a parede intestinal fica muito mais permeável a passagem de substâncias que não deveriam entrar para a corrente sanguínea (como adoçantes, corantes, conservantes, etc) e isso gera dentro do organismo diversos processos inflamatórios. 

Muitos estudos ainda associam a obesidade com este desequilíbrio da microbiota.

Algumas pessoas ainda possuem intolerâncias (ex. Glúten, proteína do leite, lactose, soja, etc) que causam estas mesmas reações. Lembre-se que intolerância é diferente de alergia, por isso muitos nem sabem que tem!

Uma dieta com perfil antiinflamatório adaptada para seu organismo, com a eliminação de alimentos que causam intolerâncias e reposição de probioticos e glutamina podem ajudar muito a resolver esta situação.

Procure um nutricionista funcional. Ele pode te ajudar muito a melhorar sua saúde!




Nenhum comentário:

Postar um comentário