Posted: 06 Aug 2014 08:18 AM PDT
O azeite é um ótimo alimento para a saúde humana, dentre os seus diversos benefícios, é um potente antioxidante, porém este produto não pode ser misturado a nenhuma outra substância, como óleos vegetais ou óleo de oleaginosas (sementes).
Pensando nisso, a Associação de Consumidores – A PROTESTE, realizou uma inspeção técnica em 19 marcas classificadas como “azeite extra virgem”, os resultados não foram nada satisfatórios e dos 4 testes realizados anteriormente este foi o campeão em fraudes, já que quatro marcas foram reprovadas e não podem nem ser classificadas como azeite, por serem simplesmente uma mistura de óleos refinados. São elas:
As análises do PROTESTE levam em consideração: parâmetros físico químicos; espectrofotometria, que detecta a presença de óleos refinados; a quantidade de ceras presentes no produto; estigmastadieno; eritrodiol e uvaol, que detecta se há presença de óleos obtidos por extração com solventes, composição de ácidos graxos e esteróis, para identificar a presença de outros óleos; além de outros testes específicos. O Ministério Público, a Anvisa e o Ministério da Agricultura foram notificados e foi solicitado pela PROTESTE que esse órgãos sejam mais rígidos em suas fiscalizações, já que algumas marcas são reincidentes e devem ter uma fiscalização mais ativa. As empresas não reconhecem as suas falhas e ainda levantam a hipótese de fraude pelo laboratório escolhido para a realização das propriedades. Fonte: www.meunutricionista.com.br |
Dicas, receitas e novidades do mundo da nutrição esportiva e clínica.
Páginas
Pesquisar este blog
Sejam bem vindos!
Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!
Livia Hasegawa
Livia Hasegawa
Agende sua consulta!
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Azeite: fique de olho!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário