Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Azeite: fique de olho!!

Posted: 06 Aug 2014 08:18 AM PDT
O azeite é um ótimo alimento para a saúde humana, dentre os seus diversos benefícios, é um potente antioxidante, porém este produto não pode ser misturado a nenhuma outra substância, como óleos vegetais ou óleo de oleaginosas (sementes).
Pensando nisso, a Associação de Consumidores – A PROTESTE, realizou uma inspeção técnica em 19 marcas classificadas como “azeite extra virgem”, os resultados não foram nada satisfatórios e dos 4 testes realizados anteriormente este foi o campeão em fraudes, já que quatro marcas foram reprovadas e não podem nem ser classificadas como azeite, por serem simplesmente uma mistura de óleos refinados. São elas:
  1. Figueira da Foz
  2. Tradição
  3. Quinta d’Aldeia
  4. Vila Real
Entretanto, oito marcas mantem a classificação  de azeite, de excelente qualidade, com a propriedade EXTRAVIRGEM:
  1. Olivas do Sul
  2. Carrefour
  3. Cardeal
  4. Cocinero
  5. Andorinha
  6. La Violetera
  7. Vila Flor
  8. Qualitá
Os outros sete azeites avaliados são apenas virgens:
  1. Borges
  2. Carbonell
  3. Beirão
  4. Gallo
  5. La Espanhola
  6. Pramesa
  7. Serrata
Os produtos fraudados não estavam de acordo a legislação vigente, que não permite acréscimo de outros tipos de gordura, além de apresentarem propaganda enganosa ao consumidor, que acredita estar comprando um produto de excelente qualidade e, em muitos casos, pagando mais caro pelo produto.
As análises do PROTESTE levam em consideração: parâmetros físico químicos; espectrofotometria, que detecta a presença de óleos refinados; a quantidade de ceras presentes no produto; estigmastadieno; eritrodiol e uvaol, que detecta se há presença de óleos obtidos por extração com solventes, composição de ácidos graxos e esteróis, para identificar a presença de outros óleos; além de outros testes específicos.
O Ministério Público, a Anvisa e o Ministério da Agricultura foram notificados e foi solicitado pela PROTESTE que esse órgãos sejam mais rígidos em suas fiscalizações, já que algumas marcas são reincidentes e devem ter uma fiscalização mais ativa.
As empresas não reconhecem as suas falhas e ainda levantam a hipótese de fraude pelo laboratório escolhido para a realização das propriedades.

Fonte: www.meunutricionista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário