Um estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que a imersão em água fria após o exercício (prática realizada por atletas após as competições para aumentar a recuperação muscular) pode estar relacionada com uma maior ingestão de calorias após o exercício.
Segundo este estudo, após uma sessão de atividade física, os atletas foram imersos em água fria a 15ºC e em água a uma temperatura de 33ºC. O resultado foi que em ambas as temperaturas, a ingestão de calorias destas pessoas após a imersão foi maior do que no grupo controle. Uma das explicações para este fato seria que a imersão do corpo em água fria a 15ºC, após o exercício, reduziria a leptina, que é um hormônio relacionado com a saciedade e na água a 33ºC há aumento da grelina, hormonio relacionado com a fome.
Mas uma das conclusões para este fato dos autores também é que ao final do exercício há uma mudança da concentração destes horônios porque o músculo precisa se recuperar com nutrientes, e esta seria uma forma do organismo realizar esta recuperação, aumentando a fome.
A única ressalva feita pelos autores seria na realidade atenção àqueles atletas que necessitam controlar peso, como lutadores e ginastas, por exemplo. Neste caso este "banho" de água fria depois do exercício poderia ser um fator não muito itneressante.
Fonte: Halse, et al. Postexercise water immersion increases short-term food intake in trained man. Med Sci Sports Exerc. 2010.
Dicas, receitas e novidades do mundo da nutrição esportiva e clínica.
Páginas
Pesquisar este blog
Sejam bem vindos!
Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!
Livia Hasegawa
Livia Hasegawa
Agende sua consulta!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário