Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Calorias não são todas iguais

Antigamente quando falávamos de dieta, o foco era muitas vezes apenas em calorias e a mídia hoje em dia ainda coloca este assunto como algo de extrema importância. Claro que temos que nos preocupar sim com calorias, mas devemos saber também que as calorias são MUITO diferentes. 
É totalmente diferente consumir 100kcal de um pão francês e 100kcal de um abacate, por exemplo.
Os alimentos quando absorvidos geram reações diferentes no nosso organismo.
Pensando num pão francês, por exemplo, por conter apenas carboidratos de rápida absorção, quando o consumimos ocorre um aumento de insulina que direciona seu organismo a acumular gordura. Quando você consome o abacate, primeiro que por ser fonte de gordura boa a digestão é mais lenta e isso acaba provocando uma maior saciedade, mas em segundo lugar o abacate não provoca um grande aumento de insulina, ou seja, quando você o consome, seu organismo não direciona estes nutrientes para os adipócitos (células de gordura), mas sim para formar membranas de células, por exemplo. Portanto veja que a qualidade das calorias é fundamental!
Além disso, é importante lembrar que também gastamos calorias para digerir e absorver os alimentos, sendo que gastamos mais calorias para digerir uma proteína do que um carboidrato simples, mas isso é tema para outro post!
Saiba escolher as calorias que consome e tenha um peso e uma vida saudáveis!

domingo, 4 de agosto de 2013

Dia do lixo: vale a pena?

Hoje, inspirado no meu dia, resolvi escrever este post (isso pq tive minha refeição do lixo hoje! 😱😋).
Cada nutricionista tem uma forma de trabalhar e acho que cada pessoa tem a opção de encontrar um profissional que se identifique.
Falando sobre o dia do lixo, vou escrever a forma que trabalho: sempre combino com meus pacientes uma ou duas refeições do lixo na semana, ou seja, aquela refeição que a pessoa pode comer o que quiser naquele horário.
Na minha visão, a refeição do lixo deve existir em equilíbrio com a dieta e faz sim bastante diferença no fator psicológico, para que a pessoa consiga manter a dieta PARA SEMPRE. Afinal, a ideia de fazermos uma dieta é manter algo para sempre e mudar o habito para sempre. 
Acho que não precisamos nos privar de tudo, apenas saber equilibrar, para que consiga ir a um casamento, ir a casa de amigos e comer de tudo, apenas controlando quantidades.
Aqui ficam algumas dicas para este dia:
- combine com seu nutri quantas refeições do lixo fazer;
- não transforme o fim de semana todo no fim de semana do lixo - isso não dá certo!!!
- controle as quantidades;
- coma algo antes de sair de casa para não chegar com tanta fome e comer demais;
- tente não fazer 2 refeições do lixo no mesmo dia;
- não deixe de treinar;
- volte à dieta no dia seguinte.