Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

domingo, 14 de abril de 2013

O que comer no japonês sem culpa?

Mesmo que você esteja em dieta, há sempre uma saída quando saímos para restaurantes. Ontem, depois de atender o dia todo em São José, fui jantar em um restaurante japonês e resolvi colocar este post aqui pra vcs.

O restaurante japonês tem uma fama de ser saudável, mas há alguns cuidados que temos que tomar:
- Aquele arroz que vai no temaki e nos sushis possui açúcar! Portanto, cuidado se você é diabético ou está em uma dieta pra definição, pois lembre-se que o açúcar também acumula muito facilmente na forma de gordura abdominal.
- O shoyo é um outro alimento que devemos ter cuidado, especialmente você que retém muito líquido, incha muito ou é hipertenso, devido a alta quantidade de sódio. O shoyo ainda possui o glutamato monossódico, que pode ser um veneno para quem tem enxaqueca.
- Os hot rolls são fritos, portanto mais calóricos!
Mas vamos falar nas coisas boas e no que você pode comer no japonês sem culpa! Veja a foto abaixo. Essa é minha sugestão para quem vai ao japonês:
- comece comendo a saladinha que muitos deles servem. Se possível consuma umas 2 ou 3 porções! hehehe
- o missoshiro é uma sopinha muito gostosa e cai muito bem agora para os dias mais frios. Consuma como entrada, assim você já vai "acalmando" a fome! Só não vale consumir missoshiro demais porque infelizmente tem uma boa quantidade de sódio tb.
- AS outras opções que indico são: peixe grelhado e legumes, guioza no vapor shimeji e os sashimis.
- vale a pena investir no shoyo light, mas mesmo assim com moderação!
- Claro que você pode consumir os sushis também, mas sem exagero pela questão do açúcar que falei acima.

Espero que aproveitem estas dicas na próxima vez que sairem para jantar no japonês!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Peito de Peru é saudavel?

O peito de peru é um dos alimentos da lista dos embutidos mais consumidos, por apresentar uma baixa quantidade de gordura.
O que na realidade acontece é que não devemos nos atentar apenas à quantidade de calorias, carboidratos, proteínas e gorduras. Você já parou para observar a quantidade de sódio presente no peito de peru, tão magrinho?

Em 2 fatias de peito de peru temos 500mg de sódio!!! Só para você ter uma ideia do que isso significa, a quantidade ideal de sódio que devemos consumir no dia todo é de 2400mg, ou seja, 20% da quantidade total de sódio que devemos consumir em 1 dia estão presentes em apenas 2 fatias de peito de peru.

Agora vamos analisar os ingredientes:
Carnes de aves, água, sal, regulador de acidez: lactato de sódio, condimentos, glicose, realçador de sabor: glutamato monossódico, açúcar, fibra de trigo, proteína isolada de soja, estabilizantes: Polifosfatos de sódio, espessantes: carragena, conservadores: nitrito e nitrato de sódio, antioxidante: eritorbato de sódio, aroma natural de fumaça e corante natura carmim de cochonilha.

Vamos destacar alguns deles:
- condimentos: quais??? imagine o que pode ter aí!!
- glicose e açúcar: peito de peru tem açúcar!!!
- polifostato de sódio, espessante carragena, eritorbato de sódio, aroma natural de fumaça, corante carmim de cochonilha: isso é comida???
- nitrito e nitrato: lá dentro do seu estômago, o nitrito pode ser convertido a nitrosamina, que é uma substância potencialmente cancerígena.

Bem, agora com essas informações vocês já estão aptos a fazer melhores escolhas para sua alimentação.

Grande abraço!